segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O problema é o comodismo


Há bons anos, durante a fase inicial da minha vida, ouvi em vários momentos a frase “A união faz a força”, e achava o máximo. Com o passar tempo, conforme fui vivendo e entendendo as mudanças do mundo, me dei conta de que tal frase já não era mais tão comum assim, tampouco era dita por meus amigos. Desta forma, percebi que a força começava a existir individualmente, por motivos totalmente pessoais.Fazer uma viagem no tempo, voltar ao passado para experimentar a sensação de quem fez a diferença e lutou pelos seus direitos, pelas mudanças sociais, é um dos meus sonhos e acredito que de muitos jovens inconformados como eu. Nas décadas de 60 e 70 a força era promovida por multidões que das mais diversas formas demonstravam sua indignação. E desses movimentos só restaram recordações.


Juventude transviada hoje é juventude acomodada. Fácil viver antenado na moda, passando tempo com o videogame, sofrendo com os casos amorosos, comendo besteira, bebendo até cair e fumando um cigarrinho de vez em quando para mostrar ao grupinho que é super moderninho. Dessa forma as coisas continuam acontecendo. Preconceito, discriminação, violência, corrupção. Guerras banais, crises banais, mortes banais, imposições banais, tudo absolutamente irrelevante nessas cabeças pós-modernas descansadas. “Tudo bem, tudo zen, meu bem”, já dizia Lulu Santos.


Passam os anos, mudam as prioridades. Uns dizem “faça sua parte” e é dessa forma que acontece, literalmente! O lema é “cada um por si e Deus por todos”. Ah! Quando acredita-se Nele (ainda tem isso). Esse mundo moderno...